sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Intel Core i7-980X (Gulftown) – 6 núcleos

1 de abril de 2010, por Michel

Intel Core i7 Gulftown-980X review: Introdução

 

Em janeiro a Intel lançou os primeirosprocessadores de 32 nanômetros em forma de processadores Clarkdale que são baseados na arquitetura Westmere. O mais rápido até agora CPU Nehalem, o Core i7-975 XE, ainda é produzido em 45 nanômetros e oferece quatro núcleos mais SMT. Agora, Intel faz pleno uso do processo de produção moderno e oferece o primeiro processador de 32 nanômetros de 6 núcleos: o Core i7-980X, codinome Gulftown .

Intel Core i7 Gulftown-980X review: Arquitetura

Na verdade os processadores Westmere são, como o Clarkdales eo i7-980X, parte da família Nehalem e de acordo com o recentemente lançamento do arquivo pdf a Intel ainda pensa desta maneira. Seguindo o modelo Tick Tock, o Gulftown é produzido em uma arquitetura menor do que os outros processadores Nehalem e ele também suporta os novos comandos, a AES-NI (Advanced Encryption Standard). As outras especificações importantes do ponto Uncore permanecem o mesmo:Gulftown utiliza três canais de memória e um link QPI para processadores adicionais e o chipset. Oficialmente, apenas memória DDR3-1066 é suportado, mas os testes foram correndo estável até 1790 MHz.

Devido ao processo de produção menor que há espaço para transistores adicionais. Intel adiciona dois núcleos mais e muito mais cache á nível 3. Assim, o Core i7-980X conta com seis núcleos e com SMT ativos com doze tópicos lógicos. O cache L3 é de 12 MiByte grande (Bloomfield: 8 MiByte). O montante do Nível 1 e Nível 2 cache não é alterado: fica a 64 KiByte L1 por núcleo e L2 de 256 KiByte 256 KiByte.

A Engenharia de exemplo jogos PC Hardware recebeu e carrega o CPU ID Q4EG, o que indica uma intensificação B1. A freqüência padrão do Core i7-980X é 3,33 GHz com um multiplicador de 25 a 133 MHz de clock de referência. Como de costume, o multiplicador do Extreme Edition não está bloqueado.

Intel Core i7 Gulftown-980X review: Infra-estrutura
Com uma BIOS atualizado corre o Core i7-980X na maioria das placa-mãe modernas com um chipset Intel X58. Para os testes foi utilizado o Asus P6T e uma EVGA Classified 4-Way SLI. O novo box Cooler também é interessante. Intel usa um sistema de backplate para a torre do cooler, que possui quatro heatpipes e uma ventoinha de 100 milímetros. Do ponto de vista técnico, este é um grande passo na direcção certa, mas os usuários que querem ter um sistema silencioso ou quer dar overclock na  CPU devem procurar um outro cooler.

Intel Core i7 Gulftown-980X review: Overclock

O Hexa-core da Intel 980X já está provando ser um monstro de um chip. Destaque com seis núcleos lógicos e classificado para 3.07GHZ nominalmente pode provar ser um contendor no topo do mundo CPU quando for lançado. Embora os detalhes ainda estão gotejando dentro e são esparsas na melhor das hipóteses alguns vislumbres que o processador pode fazer muito para agitar a imaginação no coração dos entusiastas.

O que o CPU-Z tirou? Abaixo podemos ver que não só tem esse processador hit 6GHz, mas tem feito isso com uma incrível 1.864V. Algo que iria matar uma geração de processadores existentes no mercado hoje. Ele continua a ser visto que as versões de varejo será capaz de, e é claro que tipo de carga térmica de uma unidade Hexa-Core vai impor as nossas soluções de Aftermarket. Agora, tudo o que podemos fazer é esperar e ver mais informação como se torna disponível.

fonte: www.nordichardware.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário