terça-feira, 26 de março de 2013

Gerador de pistão livre dá mais liberdade aos carros elétricos


Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/03/2013

Gerador de pistão livre dá mais liberdade a carros elétricos
O motor de pistão livre com gerador incorporado agora será retirado de sua bancada de testes para se transformar em um protótipo para testes de campo. [Imagem: DLR]
Extensor de autonomia
Engenheiros do Centro Espacial Alemão (DLR) criaram um tipo inteiramente novo de motorização capaz de aumentar a autonomia dos veículos elétricos.
Trata-se de um gerador linear de pistão livre.
É essencialmente um motor a combustão dedicado a gerar eletricidade para alimentar carros elétricos quando as baterias ficam descarregadas.
A diferença é que, com um pistão livre, o motor é muito mais simples, dispensando biela, virabrequim, comandos de válvulas e todos os outros componentes grandes e pesados dos motores tradicionais.
Ele se enquadra em uma categoria chamada "extensores de autonomia" dos veículos elétricos - a intenção é substituir os motores elétricos usados nos atuais carros híbridos, que misturam motores a combustão, geradores e motores elétricos.
Motor linear de pistão livre
A maior vantagem do motor de pistão livre é que ele aceita virtualmente qualquer tipo de combustível, líquido ou gasoso.
O conceito não é novo, mas só agora ele se mostrou funcional, graças ao que os engenheiros da DLR chamam de "mola de gás" - o mecanismo que faz com que o pistão volte depois da explosão funciona com base em um gás.
O gerador linear de pistão livre retira a energia do combustível de forma similar a um motor de carro convencional. Contudo, em vez de converter o movimento linear dos pistões em movimento rotacional de um eixo, ele gera eletricidade diretamente.
A ignição detona a mistura ar-combustível dentro de uma câmara de combustão, que se expande e empurra o pistão em direção às molas de gás, que desaceleram o pistão e o mandam de volta.
Esse movimento linear faz com que um ímã passe no interior de um conjunto de bobinas, gerando eletricidade.
Combustível líquido ou gasoso
O sistema de controle criado pelos engenheiros alemães controla o movimento do pistão com uma precisão na casa dos décimos de milímetro, permitindo ajustar a taxa de compressão, a velocidade do pistão e a capacidade cúbica da câmara de combustão.
Isso significa que praticamente qualquer combustível pode ser utilizado, incluindo gasolina, diesel, etanol, gás natural ou hidrogênio.
Outra vantagem é que o funcionamento do gerador - e o combustível que ele consome - pode ser ajustado continuamente, de acordo com o padrão de uso docarro elétrico.
A grande vantagem dos extensores de autonomia é que eles substituem os conjuntos motor/gerador dos veículos híbridos atuais, muito mais pesados, e permitem a construção de veículos elétricos com conjuntos de baterias menores, mais leves e mais baratos.
"Com nosso demonstrador funcional, nós mostramos pela primeira vez que nosso princípio de gerador linear de pistão livre pode ser implementado. No próximo passo, precisaremos trabalhar com a indústria para desenvolver essa tecnologia e construir um protótipo," disse Horst Friedrich, coordenador do projeto.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Usuários da Oi no Rio Grande do Sul estão sem internet


No Twitter, usuários reclamam de uma possível queda no fornecimento que parece ter afetado o extremo Sul do país.

Por Wikerson Landim em 25 de Março de 2013


Usuários da Oi no estado do Rio Grande do Sul estão sem acesso à internet, segundo relatos de diversos usuários no Twitter. A informação ainda carece de uma confirmação oficial, mas no site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é possível ver que o extremo sul do país está offline desde as 16 horas.
O motivo pela queda no acesso à internet seria o rompimento de um cabo que seguia pela BR-116. O incidente afetou principalmente os usuários da operadora Oi, mas há relatos de consumidores que possuem planos de outras operadoras também com dificuldade no acesso à rede. Mais informações a qualquer momento.
Fonte: TwitterRNP

domingo, 24 de março de 2013

Orelhões ganham wi-fi

Muita gente pensou que eles estavam mortos, mas a conexão com internet dá outra 'cara' aos terminais públicos

17 de Março de 2013 | 15:45h