sábado, 16 de junho de 2012

Galaxy Note 2 pode chegar ainda este ano


Por Paulo Guilherme em 15 de Junho de 2012

Mini tablet virá com poder de sobra e tela flexível.
(Fonte da imagem: Reprodução/Übergizmo)
Rumores indicam que podemos estar perto de ver a segunda geração do Samsung Galaxy Note chegando ao mercado antes do esperado. Segundo o Übergizmo, o maior destaque do tablet seria sua tela de LED flexível de 5,3 polegadas – algo nunca antes usado em um aparelho disponível comercialmente – além do novo sistema operacional da Google, o Android Jellybean.
O aparelho também viria com as seguintes configurações, de acordo com os rumores:
  • Processador quad-core;
  • Câmera de 12 megapixels;
  • Bateria melhorada em relação ao modelo original.
Embora as informações divulgadas não estejam fora do esperado, a presença da tela flexível torna o rumor um tanto questionável; embora nada impossível. Resta esperar um pronunciamento oficial da Samsung para descobrir a verdade.
Fonte: Übergizmo, Tecmundo

Voyager 1 pode se tornar primeiro veículo a sair do sistema solar


Por Wikerson Landim em 16 de Junho de 2012

Objeto está a 18 bilhões de quilômetros da Terra e pode se tornar primeiro objeto interestelar criado pelo homem.
(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Audaciosamente indo onde objeto nenhum criado pelo homem jamais esteve, a sonda espacial Voyager 1 está prestes a se tornar o primeiro veículo da humanidade e cruzar os limites do sistema solar. Dados da NASA informam que a sonda espacial está localizada a 17,8 bilhões de quilômetros do Sol.
Lançada em 1977, a espaçonave demorou quase 35 anos para alcançar essa marca. “As leis da Física nos levam a crer que a sonda se tornará o primeiro objeto criado pelo homem a cruzar esse limiar, mas não podemos precisar ao certo quando isso vai acontecer”, explica Ed Stone, cientista que trabalha no projeto Voyager no Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Segundo ele, os últimos dados recebidos indicam que o objeto está se aproximando da fronteira do sistema solar, uma vez que muitas coisas estão mudando rapidamente. “De janeiro de 2009 a janeiro de 2012 houve um aumento gradual de aproximadamente 25% na quantidade de raios cósmicos recebidos”, afirma o pesquisador.
“Mais recentemente, vimos a escalada muito rápida do espectro de energia. Começando em 7 de maio, os hits de raios cósmicos têm aumentado 5% em uma semana e 9% em um mês", completa. A sonda espacial Voyager é o representante ativo mais distante da humanidade.
Fonte: NASA, Tecmundo


Tela mostra informações usando apenas ar e água


Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2012


Seco dentro d'água
Pesquisadores da empresa Nokia e da Universidade de Aalto, na Finlândia, descobriram uma forma inusitada de escrever e apresentar informações usando apenas ar e água.
Eles usaram uma superfície superhidrofóbica, ou seja, um material que repele fortemente a água, e a colocaram no fundo de uma vasilha com água.
Isso cria um "colchão" de ar entre a água e a superfície no fundo, que pode ser manipulada para mostrar as informações.
Micro e nano escalas
A superfície foi construída com nanoestruturas em duas escalas de tamanho: micropostes com 10 micrômetros de altura e, sobre toda a superfície desses micropostes, filamentos 1.000 vezes menores, ou seja, nanopostes.
Nessa superfície em dois níveis, a camada de ar pode assumir dois formatos diferentes, como se fossem duas formas diferentes de manter a água afastada.
Os pesquisadores descobriram que é fácil alternar entre os dois estados usando um bico para criar uma sub ou uma sobre-pressão sobre a água.
A alternância envolve apenas uma mudança no formato da camada de ar sobre a superfície superhidrofóbica - nada acontece com a superfície propriamente dita.
"A energia mínima necessária para chavear entre os estados significa que o sistema é biestável, o que é uma característica essencial dos componentes de memória, por exemplo," explica o Dr. Robin Ras, coordenador da pesquisa.
Tela mostra informações usando apenas ar e água
As saliências em micro e nano-escala criam efeitos ópticos diferentes, permitindo mostrar as informações. [Imagem: Verho et al./Pnas]
Contraste óptico
O mais interessante é que há um contraste óptico muito forte entre os dois estados devido à diferença de tamanho das estruturas microscópicas e das estruturas nanoscópicas na superfície das primeiras, permitindo ver a informação com muita clareza.
O processo é reversível em uma escala de "pixel" - correspondente à espessura do bico de gravação.
A "tela" inteira também pode ser apagada retirando-a da água: a placa sai completamente seca, sem qualquer sinal da escrita em sua superfície.
Ainda não há propostas para uso prático da tecnologia: mas ela pode se tornar muito interessante para outdoors e vitrines se for colocada para funcionar na vertical, em um invólucro selado, por exemplo.
Bibliografia:

Reversible switching between superhydrophobic states on a hierarchically structured surface
Tuukka Verho, Juuso T. Korhonen, Lauri Sainiemi, Ville Jokinen, Chris Bower, Kristian Franze, Sami Franssila, Piers Andrew, Olli Ikkala, Robin H. A. Ras
Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.1204328109