quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bateria flexível sólida promete enrolar sua tela

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/08/2012

Bateria flexível sólida promete enrolar sua tela

A bateria flexível de lítio é adequada para a alimentação de aparelhos eletrônicos totalmente maleáveis.[Imagem: LAND/KAIST]

 

Sólida e flexível

Engenheiros da Coreia do Sul criaram uma bateria flexível totalmente feita com materiais de estado sólido.

A inovação era tida como um passo essencial para viabilizar as telas flexíveis e, sobretudo, as telas de enrolar, baseadas na tecnologia conhecida como papel eletrônico.

As baterias de lítio são ótimas para todas as aplicações eletrônicas, desde que elas sejam rígidas, com um design fixo. Isso porque não há muitos materiais flexíveis que, ao mesmo tempo, atendam as especificações exigidas para os eletrodos dessas baterias.

Recentemente, a equipe do Dr. Keon Jae Lee, do Instituto KAIST, criou um nanogerador elétrico totalmente flexível.

Seu potencial de uso é grande, mas ainda não foi possível fazê-lo gerar energia suficiente para alimentar uma tela.

 

Bateria de lítio flexível

O Dr. Lee usou então sua experiência anterior para desenvolver uma estrutura flexível com alta densidade de energia usando filmes finos inorgânicos depositados por uma espécie de impressão.

Isto permitiu manter a tecnologia de lítio para o armazenamento propriamente dito da energia.

Bateria flexível sólida promete enrolar sua tela

A bateria sendo flexionada por um equipamento automático (esquerda), enquanto sua tensão se mantém constante (indicador à direita). [Imagem: KAIST]

 

Os filmes finos foram fabricados sobre um substrato de mica, que é rígido, e depois transferidos para películas de plástico, que são flexíveis.

Isto é feito por meio de um processo simples de delaminação física - parecido com tirar a película protetora de uma figurinha auto-adesiva.

Remoção a laser

A técnica é muito simples, mas não seria muito adequada para a fabricação em escala industrial.

Por isso, para que a bateria flexível chegue ao mercado, os pesquisadores estão agora trabalhando em uma técnica de remoção a laser dos circuitos montados sobre a mica.

Com isto, as películas poderão ser manipuladas automaticamente, e até empilhadas, o que resultará em um ganho adicional, com o aumento da densidade de energia das baterias.

 

Bibliografia:
Bendable Inorganic Thin-Film Battery for Fully Flexible Electronic Systems
Min Koo, Kwi-Il Park, Seung Hyun Lee, Minwon Suh, Duk Young Jeon, Jang Wook Choi, Kisuk Kang, Keon Jae Lee
Nano Letters
Vol.: Articles ASAP
DOI: 10.1021/nl302254v

Fonte: Inovação Tecnológica

NASA começa a construir nave para missões de longa duração

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2012

NASA começa a construir nave para missões de longa duração

Conceito da espaçonave para viagens a asteroides, à Lua ou a Marte. [Imagem: NASA]

 

Sobrevivência no espaço

A NASA deu início a um novo projeto para desenvolver uma "casa espacial", um habitáculo onde astronautas possam viver em missões com duração de até um ano.

O habitáculo será a parte principal de uma nave para sustentar missões além da órbita baixa da Terra.

Missões desse tipo estão sendo planejadas para estudar asteroides e a Lua, mas também poderão ser utilizadas para ir até Marte.

O Deep Space Habitat - habitáculo do espaço profundo, em tradução livre - deverá fornecer aos astronautas acomodação, local de trabalho, exercícios e recreação, além dos laboratórios.

 

Experiência espacial

A Estação Espacial Internacional tem tudo isso, e os astronautas têm vivido por lá em missões de seis meses há alguns anos.

Contudo, a Estação Espacial é enorme, com várias acomodações - o novo habitáculo está para a Estação assim como um trailer está para um hotel.

Mas o ponto de partida será justamente aquilo que já se aprendeu com a Estação Espacial.

O primeiro protótipo usará a casca externa dos laboratórios atualmente em uso na Estação, e um módulo chamado MPLM (Multi-Purpose Logistics Module), uma verdadeira nave sem motores, que era usada para levar grandes cargas a bordo dos ônibus espaciais.

NASA começa a construir nave para missões de longa duração

O projeto deverá seguir ritmo acelerado, uma vez que serão aproveitados módulos que já estão em operação, sobretudo na Estação Espacial Internacional. [Imagem: NASA]

 

Nave completa

O protótipo está atualmente sendo montado no Centro Espacial Marshall, devendo conter três elementos básicos:

  1. Um laboratório padrão da Estação Espacial e um MPLM - juntos, eles fornecerão o volume pressurizado necessário para acomodação e trabalho;
  2. um túnel para interligação dos elementos, contendo um espaço de despressurização, para permitir atividades extraveiculares; e
  3. um veículo de exploração espacial multi-missão (MPCV: Multi-Purpose Crew Vehicle) para atividades exploratórias de curto alcance.

O conjunto todo deverá ter 4,9 metros de diâmetro e 17 metros de comprimento.

A nave final deverá conter ainda uma nave Órion - sobrevivente do extinto projeto Constellation - e um estágio de propulsão, para que ambos tenham mobilidade autônoma. Os dois não serão incluídos neste protótipo porque o objetivo agora é testar as condições de habitabilidade, e nave e motorização não são essenciais nesse quesito.

Fonte: Inovação Tecnológica