sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cientistas criam buraco negro artificial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2010

010160100608-buraco-negro-artificial

A energia das ondas eletromagnéticas absorvidas é convertida em calor com uma taxa de eficiência de 99%. Por isso, o dispositivo se comporta como um "corpo negro eletromagnético", ou "buraco negro eletromagnético".[Imagem: IOP]

 

Pesquisadores chineses construíram uma espécie de "buraco negro artificial", um dispositivo capaz de absorver as ondas eletromagnéticas na frequência das micro-ondas.

O dispositivo abre uma nova linha de pesquisas que poderá levar à criação de formas avançadas de varredura e captação de ondas eletromagnéticas, assim como de proteção de áreas determinadas contra essas ondas.

Absorvedor eletromagnético omnidirecional

O dispositivo consiste em um cilindro contendo 60 anéis concêntricos de metamateriais, materiais artificiais que adquirem propriedades não encontradas em materiais naturais.

Por ser capaz de absorver a radiação eletromagnética à sua volta - na faixa das micro-ondas - os cientistas o comparam a um buraco negro astrofísico, que, no mundo real, absorve tanto matéria quanto luz.

Oficialmente, Qiang Cheng e Tie Jun Cui, da Universidade de Nanjing, chamam seu dispositivo de absorção de "absorvedor eletromagnético omnidirecional".

Metamateriais

Eles projetaram e construíram seu absorvedor usando 60 tiras de placa de circuito impresso dispostas em camadas concêntricas e revestidas com cobre.

Cada camada é impressa com padrões alternados, que entram ou não em ressonância com as ondas eletromagnéticas.

A estrutura passa assim a apresentar um comportamento característico, classificando-se na classe dos metamateriais.

Metamateriais são materiais artificiais como esses, capazes, por exemplo, de curvar a luz para o lado errado, que estão por trás dos experimentos de invisibilidade.

Buraco negro artificial

010160100608-buraco-negro-artificial-1

 

 

 

Cada camada é impressa com padrões alternados, que entram ou não em ressonância com as ondas eletromagnéticas. [Imagem: IOP]

O dispositivo é capaz de capturar e absorver as ondas eletromagnéticas provenientes de todas as direções, fazendo a radiação espiralar para o seu interior.

A energia das ondas eletromagnéticas absorvidas é convertida em calor com uma taxa de eficiência de 99%. Por isso, o dispositivo se comporta como um "corpo negro eletromagnético", ou "buraco negro eletromagnético".

No momento, o buraco negro artificial só funciona com micro-ondas, mas os pesquisadores estão planejando desenvolver a seguir um buraco negro para a luz visível.

Antenas e blindagem

Os resultados da pesquisa podem encontrar aplicações em micro-ondas, tanto em antenas quanto em dispositivos de blindagem contra ondas eletromagnéticas.

Segundo os cientistas, "A boa concordância entre os resultados teóricos e os resultados experimentais mostrou a excelente capacidade dos metamateriais como candidatos para a construção de dispositivos de absorção artificial omnidirecionais."

"Como o núcleo dissipativo pode converter energia eletromagnética em energia térmica, esperamos que o dispositivo proposto possa encontrar aplicações importantes em emissores térmicos e captura de ondas eletromagnéticas," concluem eles.

Bibliografia:
An omnidirectional electromagnetic absorber made of metamaterials
Qiang Cheng, Tie Jun Cui, Wei Xiang Jiang, Ben Geng Cai
New Journal of Physics
3 Junho 2010
Vol.: 12 063006
DOI: 10.1088/1367-2630/12/6/063006

fonte: inovacaotecnologica.com.br

Ricardo M. Beskow

segunda-feira, 7 de junho de 2010

365 maneiras de ajudar o meio ambiente

Nova-iorquino fez um blog e promete dar uma dica por dia, durante um ano inteiro

Uma atitude sustentável por dia, durante um ano inteiro. Esta é a proposta desse blog, criado pelo nova-iorkino Mike Lieberman. Todos os dias, um novo post com dicas eco-friendly ilustram o seu blog. São atitudes que não atrapalham em nada a rotina dele, mas certamente fazem diferença para o planeta. Algumas são óbvias, como por exemplo, decidir o que vai comer antes de abrir a geladeira, não jogar lixo na privada ou secar pratos ao ar livre ao invés de usar a secadora. Mas outras são bem úteis e simples como, por exemplo, não usar canudo ao beber um suco ou levar o próprio cabide ao entregar uma roupa na lavanderia. Itens não mais utilizados por você podem servir ao vizinho. Por isso, por que não deixá-los bem à vista? E na hora de utilizar sacolas reutilizáveis no supermercado, experimente adicionar um fundo de papel grosso. Isso faz com que a sacola dure bem mais.

http://www.365waystogogreen.com/

Quer acompanhar a saga de Mike e, quem sabe, se inspirar um pouco? Então acesse o blog dele. O link está aí em cima.

fonte: olhardigital

Ricardo M. Beskow

Japoneses criam disco rígido mais fino do mundo

20100604120433

A empresa japonesa Hitachi foi a responsável pela criação do HD mais fino do mundo. Chamado de Serial ATA 3Gbps Travelstar Z7K320, o HD possui transferência de 1.334 Mbps assistida por um cache de 16 MB, 7.200 RPM e 2,5 polegadas. A capacidade de armazenamento é de 360 GB.

No quesito consumo de energia, o HD utiliza 1,8 watts durante leitura ou gravação e 0,8 watts no estado de espera.

A previsão é de que o modelo da Hitachi substitua os HDs de 9,5 milímetros utilizados atualmente em notebooks.

Os consumidores já podem ficar atentos à novidade: o início da produção em massa começa em agosto desse ano. Quanto ao preço, a fabricante afirma que o HD não custará tão caro ao consumidor final.

 

fonte: olhardigital

Ricardo M. Beskow

Impressoras com acesso à internet estão chegando

20100607130014 Uma nova família de impressoras HP está chegando ao mercado. Elas são capazes de acessar à web sem qualquer equipamento extra.

A possibilidade de acessar a web permite impressão a partir de serviços como Google Docs e  também de smartphones e gadgets como o iPad. Além disso, a impressora terá seu próprio endereço de email e tela sensível ao toque.

Muito se especula quanto à impressão de documentos, já que é cada vez mais comum que pessoas substituam a impressão pela opção de visualizar o conteúdo através de seus próprios gadgets. Porém, Vyomesh I. Joshi, vice-presidente executivo da Hewlett-Packard, afirma que esse produto irá abrir as possibilidades da impressão.

A utilização de um email próprio foi descrita pelos engenheiros da HP como uma forma fácil e muito familiar para as pessoas transferirem dados através da impressora. Além disso, se torna completamente dispensável o uso de cabos, além da instalação de softwares diferentes para cada dispositivo conectado à impressora. É possível, por exemplo, tirar uma foto com o aparelho celular, enviá-la por email para a impressora e tê-la em mãos em minutos.

A HP também estuda fazer parceria com o site ePrintCenter, que funcionaria de maneira muito semelhante às lojas de apps da Apple e Google, permitindo o desenvolvimento de aplicativos para as impressoras.

A criação deve custar entre US$99 e US$400. Há previsão de que chegue ao consumidor final ainda este mês.

fonte: olhardigital

Ricardo M. Beskow