sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva: segundo semestre de 2011 [vídeo]

Por Renan Hamann, 30 de Dezembro de 2011

Quer relembrar o que aconteceu no mundo da tecnologia? Então confira as notícias que mais bombaram nos últimos meses deste ano.

Ao final do primeiro semestre de 2011, o Tecmundo preparou uma retrospectiva para mostrar tudo o que havia acontecido no mundo da tecnologia durante os seis primeiros meses do ano. Agora, voltamos ao passado para trazer os principais acontecimentos relacionados ao tema, que tenham sido notícia entre os meses de julho e dezembro.

 

Julho

WOW no Brasil

Um dos MMORPGs mais famosos de todos os tempos foi confirmado para o Brasil. Com as novidades, a Blizzard anunciou que os jogadores terão acesso aos mesmos personagens, missões e recursos da versão normal, mas com diálogos e outros textos traduzidos para o português. Em dezembro, o jogo finalmente chegou às lojas brasileiras.

 

OS X Lion

Junto com o novo MacBook Air, a Apple começou a vender as cópias de seu mais recente sistema operacional: o Mac OS X Lion, que prometeu grandes novidades para os usuários. Apps em tela cheia, sistema “Resume” e modo de separação de ícones similar ao iOS foram algumas das principais melhorias. Outra diferença da versão é a disponibilização, que passou a ser feita apenas de maneira digital.

 

Agosto

Google compra Motorola Mobility

Na metade de agosto, os executivos da Google e da Motorola entraram em um acordo e a empresa de Mountain View adquiriu 12,5 bilhões de dólares em ações da Motorola Mobility, divisão de smartphones e tablets. Com a compra, a Google pretende fortalecer ainda mais o Android, mesmo sem deixar de oferecer o sistema para outras marcas que desejarem utilizá-lo em seus aparelhos.

Galaxy Tab 10.1 no Brasil

Mesmo com os impasses judiciais envolvendo o aparelho, a Samsung conseguiu lançar o Galaxy Tab 10.1 no Brasil no início de Agosto. O tablet surgiu com ainda mais recursos do que a primeira versão e ainda contava com uma tela maior, para a alegria de muitos fãs do Android.

(Fonte da imagem: divulgação/Samsung)

 

Steve Jobs se ausenta da Apple

Visando cuidar de sua saúde, Steve Jobs anunciou que estaria deixando o cargo de CEO da Apple para ser apenas presidente do Conselho de Administração da empresa. Ao renunciar, Jobs, fundador e maior ícone da Apple, encerrou um período de 14 anos em frente a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

HP Touchpad e WebOS decepcionam

Menos de dois meses após o lançamento do HP Touchpad, a fabricante anunciou que estaria desistindo de investir no sistema operacional WebOS. Mas hackers conseguiram provar que a culpa do péssimo desempenho do tablet era do hardware e não do sistema operacional. O resultado disso foi um dos maiores “fails” do ano na tecnologia.

 

Setembro

Galaxy Note

Uma mistura de smartphone e tablet foi anunciada pela Samsung em setembro. O Galaxy Note possui tela de 5,3 polegadas e surpreendeu a todos devido à tela Super AMOLED de 1280 x 800 pixels. Mas o grande recurso inédito do aparelho é a “Pen S”, uma caneta especial criada para que os usuários possam desenhar e escrever diretamente na tela.

Kindle Fire

A Amazon decidiu ampliar seus horizontes e lançou um tablet com recursos inéditos. Utilizando o sistema operacional Android modificado para que ficasse muito mais parecido com a já consagrada interface da loja de livros digitais, o Kindle Fire surpreendeu também pelo valor nos Estados Unidos: 199 dólares.

(Fonte da imagem: divulgação/Amazon)

 

IFA 2011

A maior feira de eletrônicos da Europa aconteceu na Alemanha e apresentou uma série de aparelhos impressionantes. Entre os mais desejados pelo público estavam o smartphone Sony Xperia Play, a segunda geração do tablet Samsung Galaxy Tab 7.7 e as Smart TVs, também da Samsung.

 

Outubro

Droid Razr

O smartphone foi criado para ser um dos mais finos do mercado, possuindo apenas 7,1 milímetros. Entre os principais recursos do Motorola Droid Razr estão o processador de 1,2 GHz dual-core e a tela Super AMOLED de 4,3 polegadas.

iPhone 4S e o adeus a Steve Jobs

Decepcionando alguns e maravilhando outros, o iPhone 4S trouxe a inovadora tecnologia Siri, que funciona como um verdadeiro assistente pessoal. Foi lançado no dia 4 de outubro, um dia antes do anúncio oficial sobre o falecimento de Steve Jobs, que não conseguiu vencer o câncer no pâncreas.

 

Android 4.0 Ice Cream Sandwich

Foi anunciada a versão 4.0 do Android, que traz cada vez mais recursos e agora promete novidades muito interessantes. Fotos panorâmicas, reconhecimento facial para desbloqueio e novo sistema de notificações devem chegar em breve. Uma das novidades mais comemoradas é a função screenshot, que vai facilitar a vida dos usuários que quiserem compartilhar suas telas.

Windows Phone 7 Mango no Brasil

E o Windows Phone 7 finalmente chegou ao Brasil. O sistema operacional chegou às lojas junto com o aparelho HTC Ultimate, que oferece tela de 4,7 polegadas e processador Qualcomm Snapdragon. Para 2012, espera-se que outros modelos também cheguem para disputar o mercado que hoje é dominado por iPhones e Androids.

 

Novembro

Positivo Ypy chega às lojas

O primeiro tablet fabricado em terras brasileiras começou a ser vendido em novembro. Contando com uma versão totalmente modificada do sistema Android, o aparelho pode ser encontrado em versões 3G e Wi-Fi por preços que se iniciam nos 999 dólares.

 

Surge o primeiro trailer de Grand Theft Auto V

Muitos esperavam por isso há um bom tempo, mas somente em novembro a Rockstar Games liberou o primeiro trailer de um dos jogos mais famosos dos últimos anos. Grand Theft Auto V (ou simplesmente GTA5) vai levar os gamers para Los Angeles em busca de um lugar de destaque no mundo do crime.

 

Dezembro

Chrome passa IE e Firefox

O Google Chrome 15 é o navegador mais utilizado em todo o mundo, ultrapassando o Internet Explorer 8 e o Mozilla Firefox 8. Somando todas as versões, o Internet Explorer continua sendo líder mundial, mas a tendência é que o navegador da Microsoft continue perdendo território.

PS Vita é lançado oficialmente

Uma semana antes do Natal, as lojas japonesas receberam os carregamentos de PlayStation Vita, o mais novo console portátil da Sony. Com recursos que deixam qualquer um morrendo de inveja, o video game possui conexão total com o PlayStation 3 e duas superfícies sensíveis ao toque (a tela e um painel traseiro).

(Fonte da imagem: divulgação/Sony)

 

iPhone 4S no Brasil

Com preços bastante salgados, os iPhones 4S chegaram às lojas brasileiras na metade de dezembro. Os valores variam de 1.899 reais até 3.399 reais, dependendo da operadora, da memória interna e do plano contratado pelo consumidor.

.....

Como você pode ver, 2011 foi um ano bastante movimentado no mundo da tecnologia. ASamsung cresceu muito e a Apple manteve seus bons resultados de anos anteriores. Para 2012, esperamos ainda mais novidades, como o Windows 8, que deve surgir para colocar aMicrosoft de volta no topo.

Fonte: Tecmundo

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tempo mundial pode mudar em 2012

Com informações de Rebecca Morelle, da BBC - 30/12/2011

Mudanças no tempo mundial - Segundo bissexto

Uma nova forma de marcar o tempo? Esta armadilha de átomos de estrôncio, parte principal de um relógio atômico, poderá mudar a forma como o mundo mede o tempo.[Imagem: NPL]

 

Segundo bissexto

O tempo, tal como o conhecemos hoje, poderá não ser exatamente o mesmo tempo nos séculos que virão.

Tanto que os cientistas da área estão usando todo o seu tempo durante as festas de fim de ano para discutir uma nova definição da escala de tempo do mundo: o chamado Tempo Universal Coordenado (UTC).

E a principal questão em debate é o segundo bissexto - mais especificamente, a abolição do segundo bissexto.

 

Tempo tecnológico

Enquanto todo o mundo presta atenção aos anos bissextos, poucos sabem que uma "ajeitada" muito mais frequente no tempo, mas muito mais irregular, é feita constantemente.

Uma mudança que é essencial para manter o bom funcionamento dos sistemas de GPS, das telecomunicações, e até dos arquivos que você transfere pela internet.

O segundo bissexto surgiu no início da atual era tecnológica, em 1972. Ele é adicionado para manter a escala de tempo medida pelos relógios atômicos em fase com a escala de tempo baseada na rotação da Terra.

A razão para isto é que, enquanto os relógios atômicos, que usam as vibrações dos átomos para contar os segundos, são incrivelmente precisos, a Terra não é um cronometrista tão confiável quanto se acreditava - isto graças a uma ligeira oscilação que ela sofre conforme gira sobre seu próprio eixo:

"Desde a década de 1920 já se sabe que o movimento da Terra não é tão constante como tínhamos pensado inicialmente," explica Rory McEvoy, curador de "horologia" do observatório de Greenwich, no Reino Unido.

Essa variação natural da Terra significa que as horas medidas pelos relógios atômicos e as horas baseadas na rotação da Terra ficam cada vez mais defasadas conforme o tempo passa.

Assim, a cada poucos anos, antes que essa diferença cresça mais do que 0,9 segundo, um segundo extra - o chamado segundo bissexto - é adicionado ao tempo oficial, para colocar novamente os dois em sincronia.

"O Serviço Internacional de Rotação da Terra monitora a atividade da Terra, e eles decidem quando é apropriado adicionar um segundo bissexto em nossa escala de tempo," explica McEvoy.

 

Guerra do segundo

Um dos maiores problemas é que, ao contrário dos anos bissextos, os segundos bissextos não são previsíveis. Eles são erráticos, porque as oscilações da Terra - o chamado balanço de Chandler - não é regular.

Mas a tentativa de se livrar do segundo bissexto está causando um racha dentro da comunidade internacional que estuda o tempo, o que deverá ser decidido pelo voto, durante a Conferência Mundial de Radiocomunicações, da União Internacional das Telecomunicações (UIT), em janeiro de 2012, em Genebra.

Uma pesquisa informal feita pela UIT no início deste ano revelou que três países - Reino Unido, China e Canadá - são fortemente contra a alteração do sistema atual.

No entanto, 13 países, incluindo os Estados Unidos, França, Itália e Alemanha, querem uma nova escala de tempo que não tenha segundos bissextos.

Mas, com quase 200 países membros, a grande maioria deles ainda terá que revelar o que realmente pensa sobre o tempo.

O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Paris, é a organização internacional de padronização que é responsável por manter o tempo do mundo.

A organização acredita que o segundo bissexto deve acabar porque esses ajustes estão se tornando cada vez mais problemáticos para sistemas que precisam de uma referência estável e contínua de tempo.

"Ele está afetando as telecomunicações, é problemático para a transferência de dados pela internet (como o Network Time Protocol, ou NTP), bem como dos serviços financeiros," diz o Dr. Arias Felicitas, diretor do BIPM.

"Outra aplicação que está sendo realmente muito, muito afetada pelo segundo bissexto, é a sincronização de tempo nos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS). Os GNSS exigem uma sincronização de tempo perfeita - e segundos bissextos são um incômodo," completa Felicitas.

 

Tempos divergentes

Mas desacoplar o tempo civil da rotação da Terra também pode ter consequências a longo prazo.

"[Se você eliminar os segundos bissextos] o UTC irá se afastar continuamente do tempo baseado na rotação da Terra, fazendo-os gradualmente divergirem por uma quantidade crescente de tempo. Algo terá que ser feito para corrigir essa divergência cada vez maior," explica Peter Whibberley, cientista do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

Em algumas décadas, isso equivaleria a um minuto de diferença. E, ao longo de centenas de anos, isso significaria uma diferença de uma hora entre o tempo dos relógios atômicos e a escala de tempo baseada na rotação da Terra.

Em 2004, foi proposta a ideia da troca dos segundos bissextos por um salto de uma hora, a ser feita uma vez a cada alguns poucos séculos.

Uma possível solução, se o segundo bissexto for abolido, seria atrelar essa "hora bissexta" às mudanças no horário de verão.

"Os países poderiam simplesmente acomodar a divergência não adiantando os seus relógios na primavera, apenas uma vez a cada poucos séculos, assim você altera o fuso horário em uma hora para trazer de volta tempo civil em conformidade com a rotação da Terra," propõe o Dr. Whibberley.

Fonte:

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Biopixels usam bactérias para criar letreiros neon vivos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/12/2011

Biopixels usam bactérias para criar letreiros neon vivos

As bactérias acendem e apagam de forma coordenada quando recebem algum estímulo. [Imagem: UCSD]

 

Vida artificial

Um dos principais elementos para aumentar a resolução das telas de TV e monitores de computador está na redução do tamanho do pixel, a menor unidade de luz que forma a imagem.

Biólogos da Universidade da Califórnia deram um verdadeiro mergulho nessa tendência.

Eles criaram "biopixels", onde cada pixel é formado por uma única bactéria.

Os biopixels ainda não formam uma tela - eles se parecem mais com um letreiro neon, compostos por milhões de bactérias que fluorescem periodicamente de forma precisamente coordenada.

É mais um feito da biologia sintética, que pretende fazer com que células vivas operem como máquinas, realizando funções que possam de algum modo ser úteis para o homem.

 

Biopixels

Os biopixels foram criados agregando um proteína fluorescente ao relógio biológico das bactérias.

Os pesquisadores sincronizaram os relógios biológicos de milhares de bactérias em uma colônia e, a seguir, sincronizaram milhares de colônias de bactérias piscantes, de forma que elas brilhem e se apaguem ao mesmo tempo.

Para fazer o letreiro, basta então dispor as bactérias em uma matriz, de forma que, ao brilhar, elas acendam esse letreiro de bio-neon.

A matriz é formada por chips microfluídicos, com até 60 milhões de bactérias em seus microcanais - cada "chip" é uma placa de vidro onde são escavados microcanais abertos, onde as bactérias são cultivadas.

O maior dos chips construído pelos pesquisadores tem 13.000 biopixels.

 

Biopixels usam bactérias para criar letreiros neon vivos

O maior dos chips construído pelos pesquisadores tem 13.000 biopixels. [Imagem: Prindle et al./Nature]

 

Sensores vivos

O grupo acredita que a maior utilidade dos seus biopixels será na construção de sensores.

Eles demonstraram que as bactérias são capazes de sinalizar quando encontram uma grande concentração de arsênico, uma substância altamente perigosa: quando as bactérias encontram a contaminação, elas acendem suas luzes.

Como as bactérias são sensíveis a muitos tipos de organismos e poluentes ambientais, os cientistas acreditam que seus biopixels poderão ser usados para projetar biossensores bacterianos de baixo custo, capazes de detectar contaminantes ou organismos causadores de doenças.

"Esses sensores vivos poderão monitorar automaticamente um determinado local por longos períodos de tempo, enquanto a maioria dos kits de detecção só serve para realizar uma única medição," disse o Dr. Jeff Hasty, coordenador da pesquisa.

"Como as bactérias respondem de modo diferente a diferentes concentrações, a diferença na frequência das suas piscadas poderá oferecer uma atualização contínua do nível de contaminação de um determinado local," diz Hasty.

Quanto aos letreiros, o processo é lento demais para aplicações práticas. Como a capacidade de piscar está atrelada ao relógio biológico das bactérias, o acender e o apagar de cada biopixel pode levar várias horas.

 

Bibliografia:
A sensing array of radically coupled genetic ‘biopixels’
Arthur Prindle, Phillip Samayoa, Ivan Razinkov, Tal Danino, Lev S. Tsimring, Jeff Hasty
Nature
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nature10722

Fonte:

Malware da BIOS acende alerta de segurança

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/12/2011

Malware da BIOS acende alerta de segurança

A BIOS é um programa que vem pré-instalado dentro de um chip na placa-mãe do computador e vinha se mantendo imune a ataques até agora. [Imagem: Wikipedia/Tremaster]

 

Pai de todos

Em Setembro de 2011, a comunidade da segurança da informação viu todas as luzes de alerta se acenderem simultaneamente com a descoberta de um novo tipo de malware.

Não era um malware qualquer, mas "aquele" malware, cujo surgimento era profetizado desde o início da era da computação.

O Mebromi foi a primeira ameaça virtual capaz de infectar a BIOS (Basic Input/Output System).

A BIOS é um programa fundamental, residente dentro de um chip na placa-mãe do computador, responsável por inicializar todo o hardware do computador.

É esse programa que liga a memória, o processador, o disco rígido, e tudo o mais.

Como ele trabalha no nível mais baixo possível, nenhum programa antivírus está rodando no momento em que a BIOS é acionada.

 

Infecção da BIOS e MBR

Alterações mal-intencionadas no software básico do computador podem ser devastadoras, passando despercebidas por todos os sistemas de proteção existentes.

"Mudanças não autorizadas na BIOS podem viabilizar ou ser parte de um ataque sofisticado e dirigido, permitindo que um invasor se infiltre nos sistemas de uma organização e trave todo o seu funcionamento," afirmou Andrew Regenscheid, do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia dos Estados Unidos.

Apesar disso, o Mebromi foi considerado uma ameaça de risco baixo. Mesmo infectando a BIOS e o registro principal de inicialização (MBR), ele depende de um arquivo a ser baixado pela internet e não faz grandes estragos no computador.

Mas seu princípio de operação é potencialmente muito perigoso.

 

Aberto a sugestões

Os pesquisadores não ficaram parados e, analisando o código do primeiro malware da BIOS, elaboraram uma proposta de regras de segurança a serem seguidas por fabricantes de computador e profissionais de segurança da informação.

O documento explica os fundamentos de uma avaliação da integridade da BIOS, uma forma de detectar se o programa básico do computador foi modificado.

E, principalmente, de como alertar a ocorrência ao usuário, uma vez que o sistema operacional nem terá começado a funcionar nesse momento.

Não são regras para os usuários, mas para que os fabricantes tornem os computadores que ainda serão fabricados mais seguros contra o novo tipo de ameaça - daí o sentido de urgência com que o material está sendo lançado.

O documento, ainda aberto a comentários da comunidade de segurança da informação, está disponível no endereço http://csrc.nist.gov/publications/drafts/800-155/draft-SP800-155_Dec2011.pdf.

Fonte:

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Samsung está chegando com telas transparentes e sensíveis ao toque

Por Fernando Daquino, 28 de Dezembro de 2011

Tecnologia chega a economizar até 90% de energia. Empresa deve demonstrar seu modelo comercial na CES 2012.

(Fonte da imagem: Divulgação)

 

Se você já quis ter aquelas telas sensíveis ao toque e quase invisíveis que aparecem nos cinemas, como nos filmes “Minority Report”, “Avatar” e “Eu, robô”, saiba que elas estão bem mais próximas da realidade do que você imagina.

No início do ano, o Tecmundo noticiou que a Samsung se tornou a pioneira no desenvolvimento de telas de LCD transparentes, tendo até um protótipo de 22 com resolução de 1680 por 1050 pixels, taxa de contraste de 500:1 e conexões HDMI e USB em teste.

Em uma publicação recente no seu blog oficial Samsung Tomorrow, a empresa revelou mais alguns detalhes sobre essa tecnologia. Os displays de LCD convencionais precisam de um sistema de iluminação, chamado Back Light Unit (BLU), para reproduzir as imagens. Esse mecanismo é essencial para que você visualize qualquer coisa na sua TV ou monitor, por exemplo.

(Fonte da imagem: Divulgação)

 

A grande diferença das telas transparentes da Samsung é que elas podem aproveitar a iluminação externa (do sol ou da sua sala) para promover a reprodução dos conteúdos. Assim, esses dispositivos podem poupar até 90% de energia em relação aos equipamentos tradicionais.

Durante a noite, as telas transparentes contam com um sistema BLU desenvolvido especificamente para elas. A aplicação dessa tecnologia é ilimitada, mas sua grande utilidade será na exposição de produtos com recursos interativos. A Samsung deve demonstrar o modelo LTI460AP01 Transparent LCD durante a CES 2012 – evento que terá cobertura do Tecmundo.

Fonte: Tecmundo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Justiça Federal proíbe venda de aparelhos que pirateiam sinal de TV paga

26 de Dezembro de 2011 | 17:00h

Juiz proibe comercialização e o uso dos conversores de sinal Azbox, Azamerica e Lexusbox

TV por assinatura

A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) acaba de anunciar que a Justiça Federal informou a proibição da importação, venda ou propaganda dos aparelhos que permitem a pirataria do sinal de TV a cabo. No processo, o juiz Marcelo Mesquita Saraiva, deu seu parecer proibindo a comercialização e o uso dos conversores de sinal Azbox, Azamerica e Lexusbox por se tratar de crime contra a Lei Geral das Telecomunicações.

Estima-se que são comercializados entre 500 mil e 700 mil equipamentos do tipo no país, responsáveis por um prejuízo mensal estimado em R$ 100 milhões. Pelo parecer da Justiça Federal, as operadoras de TV por Assinatura enfrentam concorrência “ilegal e desleal advinda da massiva importação, divulgação e comercialização dos decodificadores”.

Para Antonio Salles, a proibição é uma vitória inicial. “Agora temos a esperança, como já foi feito recentemente em países como Alemanha e Chile, de que esse tipo de crime seja combatido seriamente e quem desrespeitar será punido exemplarmente”, complementa.

O juiz também determinou às associações de despachantes aduaneiros e importadores de produtos populares que informem seus associados sobre a proibição. O mesmo pedido foi feito à Associação dos Comerciantes do Bairro da Santa Ifigênia (ACSI) e às empresas de internet que veiculam propagandas sobre este tipo de serviço ilegal. Quem desacatar as ordens impostas pelo juiz poderá responder por crime de desobediência prevista no Código Penal.

Fonte: Olhar Digital

Apple planeja bateria que dura semanas sem recarga para seus dispositivos

Por Douglas Ciriaco, 26 de Dezembro de 2011

Novidade, que usaria células de combustível a hidrogênio, foi descoberta em registros de patentes nos Estados Unidos.

De acordo com diário inglês The Telegraph, a Apple tem em sua rota de novidades para os próximos anos o desenvolvimento de uma superbateria capaz de passar semanas sem necessidade de recarga. Elas seriam compostas por células de combustível a hidrogênio e ajudariam também na redução de peso e tamanho dos aparelhos em que estão incluídas.

As patentes “Fuel Cell System to Power a Portable Computing Device” e “Fuel Cell System Coupled to a Portable Computing Device” dão conta de que os novos dispositivos podem ser incluídos em tablets, smartphones ou notebooks, tornando a vida de um portátil muito mais longa estando longe de uma fonte de energia.

A tecnologia não é nova e você já viu aqui no Tecmundo várias postagem tratando deste assunto, como o “Hidrogênio e nanocristais: a bateria do futuro”. Além disso, o hidrogênio como fonte de energia é também apontado como uma boa alternativa para os combustíveis fósseis em veículos e aeronaves.

Fatores como ser uma energia limpa e ter um grande potencial de aproveitamento são apontados pela Apple como justificativas para seu uso. “Esse tipo de célula pode alcançar altas densidades de energia, o que pode potencialmente permitir operação continuada de dispositivos portáteis eletrônicos por dias ou até semanas sem recarga”, afirma a empresa de Cupertino no registro das patentes.

Fonte: Tecmundo

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO!!!

A F5 Informática BESKOW deseja neste novo ano...

Que todos os seus desejos se realizem..

que todas as doenças se curem...

E que todos os nossos amigos continuem sendo AMIGOS!!

Não faremos retrospectivas...

Vamos sim nos concentrar no que ainda não conseguimos fazer,

No que ainda não completamos

e tentar das melhores maneiras

deixar nossos melhores projetos para a humanidade.

PAZ e Muita LUZ à TODOS.

Ricardo M. Beskow

F5 Informática BESKOW

(55) 3537-6184

(55) 9643-4131

SOS: o que fazer quando os vírus dominarem seu computador

Por Elaine Martins, 23 de Dezembro de 2011

Com um pendrive é possível livrar sua máquina das pragas que circulam na internet.

 

Sempre que você utiliza um computador ou mesmo o celular, está suscetível a ataques de todos os tipos. Incansáveis, os malwares estão continuamente buscando brechas de segurança para invadir máquinas, roubar dados ou simplesmente utilizar o seu computador como ponto de acesso para outros dispositivos.

Com tanta variedade de vírus e spywares e como estamos sempre conectados à internet, fica quase impossível um computador passar toda a sua vida útil sem sofrer com invasões e infecções. Nem mesmo as pessoas mais cuidadosas estão livres desses problemas.

Não é raro encontrar pessoas relativamente desesperadas em fóruns ou mesmo no Tecmundo, procurando soluções para livrar seus computadores dessas pragas. Por isso, reunimos algumas dicas de como mandar os vírus para bem longe. Confira!

 

Usando um pendrive

Os dispositivos de armazenamento portáteis já provaram que podem ser mais do que simples carregadores de arquivos. Instalando aplicativos nos pendrives, esses pequenos discos podem servir como verdadeiros prontos-socorros de uma máquina.

No artigo Como criar um pendrive de primeiros socorros para o seu computador, o Tecmundo ensina a transformar seu disco flash em uma poderosa ferramenta para socorrer você (e seus amigos) nas horas mais difíceis, quando tudo no computador para de funcionar.

 

 

Windows Defender

A Microsoft lançou uma versão offline do Windows Defender (o Windows Defender Offline Tool) que pode ser instalada em um pendrive ou outra mídia portátil (CD e DVD, por exemplo). Com isso, você consegue varrer todos os arquivos do computador em busca de vírus. Clique aquipara baixar esta poderosa ferramenta e veja abaixo como é fácil utilizá-la.

Importante!

Antes de começar a instalação do Windows Defender Offline Tool, certifique-se de que não há arquivos importantes no pendrive que será utilizado, pois a ferramenta formata o dispositivo antes de copiar os arquivos para o disco portátil.

O pendrive também não pode ter nenhum sistema de proteção dos dados por criptografia, senão o Windows não terá permissão para acessar os arquivos do dispositivo para rodar o Windows Defender Offline Tool.

Como fazer

O Windows Defender Offline Tool não precisa ser instalado em seu computador para que você possa criar um pendrive de ajuda. Basta clicar duas vezes sobre o executável baixado para que a ferramenta comece a rodar. Na primeira tela que aparecer, clique em “Next” para dar sequência ao procedimento.

O próximo passo é escolher em que tipo de mídia o Windows Defender Offline Tool será instalado. São duas as opções: CD ou DVD e USB flash drive (pendrive). O programa permite ainda que você crie uma imagem ISO para depois gravá-la em algum dispositivo. Depois de selecionar a opção de sua preferência, clique em “Next” novamente.

Agora é hora de escolher a unidade de disco para a qual os arquivos deverão ser copiados. Certifique-se de marcar a opção correta, pois qualquer desatenção pode fazer com que o HD errado seja formatado. Uma vez que o dispositivo seja selecionado, pressione o botão “Next” mais um vez.

Uma mensagem de alerta será exibida, a qual lembra que todos os arquivos presentes no pendrive serão apagados. Para dar início ao processo de cópia, clique sobre a opção “Next”. A tela seguinte mostra as etapas do procedimento, bem como a barra de progresso.

Quando o Windows finalizar a criação do pendrive bootável com o Windows Defender Offline Tool, você será avisado, e novas instruções serão mostradas na tela. Pronto! Agora é só reiniciar o computador com o pendrive conectado e dar início à varredura do disco.

 

Outros discos de boot

Existem outros discos inicializáveis que ajudam na hora de livrar o sistema de vírus que se instalaram. As ferramentas mais comuns são:

Ter essas ferramentas pode ser uma mão na roda nos momentos de maior pânico, quando a máquina simplesmente não responde aos seus comandos. O Tecmundo fez ainda uma seleção de programas essenciais para a proteção do seu computador. Clique aqui e veja a lista completa e atualizada.

 

Estou infectado?

Com tantos tipos de ataques diferentes, como saber se a sua máquina está realmente infectada ou se é simplesmente um pouco de lentidão? Em Segurança: que indícios podem apontar que o computador está com vírus?, você confere diversas dicas para diagnosticar possíveis sintomas de um sistema operacional com invasores.

Para complementar a leitura, não deixe de acessar também o artigo Como identificar um ataque por phishing.

 

Todo cuidado é pouco

Ataques de vírus na internet não são raros, mas alguns cuidados simples podem ajudar a manter sua máquina livre de problemas por mais tempo. A disseminação de vírus pelas redes sociais é uma das principais causas de infecção de computador na atualidade. Por meio dos sites de relacionamento, os crackers procuram ludibriar as pessoas ou espalhar arquivos infectados para roubar dados pessoais.

O Glossário do Mal pode ajudar você a ficar por dentro de todos os tipos de ameaças virtuais que rondam conexões em busca de brechas para invadir não só o seu computador, mas sua vida pessoal também. Vale lembrar ainda que todo cuidado é pouco na hora de abrir emails e clicar em links enviados. 

Fonte: Tecmundo