domingo, 29 de novembro de 2020

Meio ambiente vs SSDs.

Uma nova tecnologia que já não é tão nova assim, com benefícios além dos planejados.

Não você não leu errado. 

Um HDD (Hard Disk Drive), comum, o qual tem partes móveis, um disco de ferrite com imãs poderosos e uma cabeça de gravação, apesar de girar a altas velocidades, ainda assim é mais lento; causa mais impacto ao meio ambiente somente para ser fabricado, sem falar no descarte.  

Onde quero chegar então? 

Temos uma opção mais rápida e mais amigável.  

O SSD (Solid State Drive), usa apenas uma carcaça de plástico que muitas vezes é reciclado e apenas uma placa de circuitos onde em 5cm temos todos os componentes necessários.
Então, por que todos os computadores não estão com essa tecnologia? 

Claro que tem o porém do preço.  

Apesar de apenas no último ano essa tecnologia ter baixado bastante em questão de preço, para o consumidor final ainda é mais caro instalar um SSD.

Para termos de comparação, um HD comum de 500GB pode ter o mesmo valor de um SSD de 128GB. 

Em termos de velocidade não existe melhor comparação que esta:

Um HDD SATA (cabo que liga a placa mãe ao HDD) comum pode chegar em teoria a 150mb/s (mega byte por segundo) enquanto na prática a maioria chega a 100mb/s quando muito. 

Quanto ao SSD temos duas variáveis que mudam completamente o jogo.
O SATA e o NVME:
Temos nesse gráfico as velocidades de leitura e gravação das 3 tecnologias. 

Entre o HDD e o SATA apenas o que muda é a tecnologia pois as dimensões são as mesmas.. podendo, em um notebook por exemplo, fazer a substituição direta do HDD por um SSD. 
Mas claro que não poderíamos parar por aí. Temos também o SSD NVMe (Non-Volatile Memory Express), Este que dispensa o invólucro em plástico e é conectado diretamente na placa mãe e oferece velocidades nominais de até 5.000mb/s em sua versão M2. Isso mesmo.  Se você achou rápido os 500mb/s do SATA normal então se prepare. Na versão NVMe.M2 essas velocidades são absurdas.
A conexão diretamente na placa mãe utilizando a conexão PCI-express, elimina as limitações da velocidade do cabo SATA e oferece grandes vantagens tanto na fabricação, quanto instalação elevando a velocidade em até 10x. 

Claro, dentro da tecnologia NVMe temos várias velocidades oferecidas podendo chegar no seu pico de 5.000mb/s. 

Por todos os parâmetros analisados e pelo valor das novas tecnologias aplicadas, podemos chegar daqui a alguns anos a preços até mais baixos quando a utilização em larga escala for alcançada.. 

Agora temos o benefício ambiental mais comum até aqui.  

Com velocidades maiores chegamos a conclusão (por experiência), ao substituir somente o HDD normal de um notebook ou PC por um SSD (SATA), uma reutilização de aparelhos mais antigos, onde a velocidade era um problema. 

Substituindo apenas essa peça conseguimos dar sobrevida a um aparelho que antes iria para descarte. 

O meio ambiente agradece e conseguimos fazer alguma ação concreta. Não somente por deixar de comprar mais equipamentos que hoje com o dólar alto, praticamente inviabiliza a compra, mas resolvendo o problema de velocidade.. 

Espero que tenham gostado. 

Escrito por: Ricardo Beskow
29/11/2020