quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Grande arranha-céu de Dubai não tem sistema de esgoto

Por Felipe Demartini, 8 de Novembro de 2011

Burj Khalifa tem precário método para levar os dejetos do edifício até as usinas de tratamento.

Burj Khalifa, um dos maiores prédios do mundo (Fonte da imagem: Mais Turismo)

 

Quando olhamos as grandiosas imagens da cidade de Dubai e do Burj Khalifa, um dos maiores prédios do mundo, a impressão que fica é de uma cidade extremamente luxuosa e cosmopolita. Porém, o município localizado nos Emirados Árabes Unidos enfrenta um grande problema de infraestrutura: a falta de um sistema de esgoto para suprir seus grandes edifícios.

Segundo Kate Ascher, autora do livro The Heights: Anatomy of a Skyscrapper, que explora o mundo dos grandes arranha-céus, a solução é utilizar caminhões para retirar as quase 15 toneladas de esgoto produzidos todos os dias no Burj Khalifa. Todos os dias, dezenas de veículos do tipo são carregados com os dejetos e seguem para usinas de tratamento de esgoto, onde aguardam em filas para entregar sua fedorenta carga.

O mesmo vale para todos os outros prédios da cidade, afirmou Ascher em entrevista ao programa de rádio americano Fresh Air. Ela conta também que os caminhões de esgoto chegam a ficar mais de 24 horas aguardando a vez para descarregar e, na maioria das vezes, precisam retornar diretamente ao Burj Khalifa para coletarem mais dejetos.

Ascher, porém, conta que políticas públicas já estão em ação para a criação de um sistema de esgoto que interligue todos os edifícios de Dubai.

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário