sábado, 11 de junho de 2011

Webian Shell, o navegador que demonstra a nova tecnologia da Mozilla e que pode balançar a Web

Por Felipe Augusto Cavalcante em 10/Jun/2011

No futuro, os próprios navegadores poderão ser feitos a partir de HTML, Javascript e CSS. Confira como isto pode mudar sua experiência de navegação

É inegável o fato de que os serviços online evoluem a passos muito mais largos do que os programas que utilizamos no computador, ganhando novos botões e recursos de acessibilidade praticamente a cada dia. Para acompanhar esta rápida evolução, os navegadores aceleraram a corrida para adaptar seu visual e recursos às necessidades do usuário e desenvolvedores, reduzindo cada vez mais o tempo de lançamento das novas versões.

Qualquer pessoa pode participar do desenvolvimento do projeto Chromeless Qualquer pessoa pode participar do desenvolvimento do projeto Chromeless

Dos laboratórios da Mozilla, desenvolvedora do Firefox, tem vindo à tona uma solução que pode tornar os navegadores tão dinâmicos quanto os sites e serviços que acessam. Esta importante missão ficou a cargo do projeto Chromeless, que propõe um navegador com interface gráfica totalmente criada através de tecnologias como HTML, CSS eJavascript, sendo estas as versáteis bases de construção dos websites.

Navegadores ainda mais personalizados

Construir a interface gráfica do navegador com HTML, CSS e Javascript pode significar uma adaptação muito mais simples do navegador por parte daqueles que de fato desenvolvem os sites, além de poder aproveitar recursos de uma das áreas que mais evoluem com o passar do tempo. Apoiando esta tecnologia, temos o lançamento do HTML5 e a constante evolução de bibliotecas Javascript.

Imagine como seria seu navegador predileto sem os elementos visuais que não utiliza

Imagine como seria seu navegador predileto sem os elementos visuais que não utiliza

Para os desenvolvedores Web, surgirão novas possibilidades, como desenvolver uma interface gráfica para o navegador focada nos recursos do site, melhorando drasticamente a interação entre o  serviço e o usuário. Em um nível ainda mais avançado, seria possível, por exemplo, o site visitado transmitir instruções para que o navegador se molde de forma dinâmica já no momento do acesso.

O primeiro navegador a utilizar Chromeless

O conceito empregado no Chromeless não somente parece ser uma ideia promissora, como também já foi viabilizada por um membro da comunidade Mozilla Ben Francis, que desenvolveu o navegador conceitual Webian Shell (Pre-insert). Mesmo ainda em fase inicial de desenvolvimento, o navegador já demonstra o poder de personalização da tecnologia sobre a qual foi construído.

O Superdownloads visualizado através da interface extremamente limpa do Webian Shell

O Superdownloads visualizado através da interface extremamente limpa do Webian Shell

Conforme é possível observar na imagem acima, o desenvolvedor optou por inverter o posicionamento das abas da parte superior da tela para a inferior, deixando no topo do navegador somente uma fina linha com a barra de endereços, botão ir e voltar, título da página e o botão carregar. Esta abordagem libera mais espaço de visualização para o usuário, seguindo a tendência do que pode ser observado na possível prévia do Internet Explorer 10 do futuro "Windows 8". Confira as imagens na matéria especial.

Como fica o futuro?

Se esta tecnologia vai realmente vingar ou não, dependerá principalmente da estratégia adotada pela Mozilla e comunidade de desenvolvimento para tornar a tecnologia prática para o dia a dia das pessoas, evitando ter que baixar um novo navegador para cada versão personalizada. Outro possível caminho seria sua incorporação em versões futuras do próprio navegador da empresa, o Mozilla Firefox 4 Em português Ouro No ranking semanal.

E você, o que acha da tecnologia Chromeless? Como seria acessar o navegador com mais de mil "caras" diferentes, uma para cada página acessada?

Fonte: Superdownloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário