segunda-feira, 13 de junho de 2011

MIT desenvolve bateria que pode ser carregada rapidamente

13 de Junho de 2011 | 14:15h

Segundo cientistas envolvidos em projeto, nova bateria pode ser carregada com 'a facilidade de encher um tanque de gasolina'

Modelo da bateria

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) afirmam estar se esforçando para "reinventar as baterias recarregáveis" e criaram uma bateria a base de fluxo líquido compatível com carros elétricos, e que podem ser carregadas com a mesma facilidade de encher um tanque em uma bomba de gasolina. A invenção pode cortar pela metade os custos das atuais baterias usadas pelos veículos.

As novas baterias envolvem um material líquido, eletrólito, que contém eletrodos positivos e negativos que geram eletricidade. Quando toda a energia do material é esgotada, é possível simplesmente removê-lo da bateria, trocar por um material já carregado e levar o líquido usado para um novo recarregamento. O time responsável pela pesquisa afirma que isso pode acontecer quase da mesma maneira - e com a mesma velocidade - de encher o tanque em uma bomba de gasolina.

Ese tipo de bateria a base de fluido líquido não é novo, mas as pesquisas anteriores não conseguiram encontrar um material com alta densidade de energia suficiente para torná-la possível. O MIT conseguiu desenvolver uma estrutura pequena o suficiente para ser usada em carros elétricos e grandes instalações que precisam de energia, assim como pequenos dispositivos.

Os pesquisadores tiveram a ideia para a bateria ao combinar eletrodos positivos e negativos de baterias de ion-lítio tradicionais  - usadas na maior parte dos carros elétricos - com conceitos de bateria de fluxo líquido. Assim, conseguiram desenvolver um sistema que permite a recarga sem usar a estrutura da bateria. Isso deve permitir uma redução no custo dos veículos elétricos, e, assim, torná-los mais competitivos com os carros movidos a gasolina.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário