Por Elisangela Bispo. Postado as 16:03 - 04/09/2011
Em um esforço para solucionar isso, a Google se uniu à OpenDNS e outras companhias provedoras para poder criar uma experiência de internet mais veloz para todos. O projeto se chama Global Internet Speedup Initiative (Iniciativa de Aceleração da Internet Global), e ainda está em fase de testes, mas os representantes de todas as empresas se mostram otimistas. O quão rápida funcionará a internet graças a esta iniciativa?
O CEO da OpenDNS, David Ulevitch, afirmou que o projeto trará um avanço significativo, mas não deu maiores detalhes, tampouco quantificou a melhora na velocidade. Entretanto, a Google também se mostrou contente com as possibilidades que pode oferecer um serviço deste estilo. Esta tecnologia, uma vez que esteja consolidada, estará disponível para todos. A iniciativa consiste em mudar a forma como os usuários são redirecionados aos servidores onde estão armazenados os arquivos a serem acessados, buscados. Atualmente, isto não funciona de maneira prática.
Recorremos ao exemplo usado pelo Washington Post, por sua simplicidade. Se um usuário está localizado em Singapura e quer acessar a um conteúdo hospedado em Silicon Valley, a facilidade de acesso, em velocidade, não é idônea. O ideal é que seja redirecionado a um servidor que esteja mais próximo de sua localidade para poder melhorar a velocidade de download do material que busca. Por isso, através da Global Internet Speedup Initiative, os CDNs (redes de entrega de conteúdo) tomarão decisões de redirecionamento mais inteligentes, baseadas na proximidade da localidade do usuário, ao invés do servidor da OpenDNS ou do Google Public DNS Server.
Fonte: Forum PCs
Nenhum comentário:
Postar um comentário