sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sete bilhões de pessoas no mundo: saiba em que posição você está

Atualizado em  28 de outubro, 2011 - 05:53 (Brasília) 07:53 GMT

A população mundial deve chegar a sete bilhões de pessoas em alguns dias. Depois de registrar crescimento lento na maior parte do passado, o número de pessoas no planeta mais que dobrou nos últimos 50 anos. Mas como é que você se encaixa nessa história? Insira sua data de nascimento abaixo para descobrir.

Entre neste Site e confira

Fonte: BBC

Espelho Que Leva Tecnologia Para Seu Banheiro

Espelho que leva tecnologia para seu banheiro

Aposto que quando era criança você se perguntava como a rainha do filme Branca de Neve conseguia falar com o espelho e até antever o futuro. Ainda sem poder prever o amanhã, James Law desenvolveu um espelho com realidade aumentada capaz de deixar seu banheiro ou sala de estar muito high-tech.

O Cybertecture Mirror é descrito pelo fabricante como uma janela refletiva com aspectos digitais. O espelho conectado a internet é capaz de refletir sua imagem junto com a previsão do tempo, notícias, mensagens, redes sociais, programas de televisão, informações sobre as condições de sua saúde e até ser seu personal trainner.

De acordo com o Ubergizmo, o espelho é composto por uma tela de LCD de 32 polegadas, com um espelho resistente a neblina de 37 polegadas e funciona com um sistema operacional baseado no Linux. O Cybertecture Mirror se conecta com a internet através da rede Wi-Fi ou por LAN.

Além de conectar o usuário com a rede, o espelho possui um sensor wireless na parte lateral do aparelho capaz de calcular e mostrar informações sobre a saúde do usuário como porcentagem de gordura, massa muscular, massa óssea e até o peso.

Segundo o Gizmag, os usuários ainda podem interagir com o aparelho através de um aplicativo gratuito instalado em seu smartphone ou por um controle de mão que acompanha o produto. O espelho também permite que sejam cadastradas 20 senhas diferentes para proteger arquivos.

O Cybertecture Mirror está disponível nas cores preta e branca e custa de US$ 3.600 à US$ 7.700, dependendo da configuração do produto.

Fonte: / Via [GEEK] / Tecmundo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Veja quais são as novidades da nova versão do sistema Ubuntu

8/10/2011 08h50 - Atualizado em 18/10/2011 08h50

Sistema operacional de código aberto traz loja de aplicativos.

A Canonical cumpre o seu cronograma semestral de liberar uma nova versão do seu sistema operacional de código aberto, que desde o dia 13 de outubro, já está disponível para download. A versão 11.10 do Ubuntu, que também é conhecida por "Oneiric Ocelot" tem como pontos fortes o refinamento da interface gráfica desenvolvida pela própria Canonical,  novas funcionalidades e melhorias que serão apresentadas pela coluna.

Para que um sistema operacional possa cair no gosto dos usuários, já não basta ser estável e funcional. É preciso também oferecer uma interface gráfica rica em detalhes, que seja intuitiva e que nem por isso precise contar com um computador de última geração para poder executar confortavelmente o sistema. E é isso que o Ubuntu tem oferecido aos seus milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Já foi o tempo em que usar um Linux no PC era privilégio de usuários avançados. A cada versão do Ubuntu ele se torna mais fácil de usar, até mesmo pelos usuários novatos do sistema do pinguim. A coluna já mostrou como se instala o sistema operacional no PC.

O Ubuntu é compatível com praticamente todo o hardware disponível no mercado, exceto em alguns casos muito específicos, em que é preciso por a "mão na massa" para a instalação de drivers tidos como "proprietários".

Mais intuitivo

Na versão 11.10 o Ubuntu Linux recebeu melhorias na interface gráfica  (Foto: Reprodução)

Na versão 11.10 o Ubuntu Linux recebeu melhorias na interface gráfica (Foto: Reprodução)

Desde a versão 11.04, a interface gráfica padrão é a Unity, que na versão 11.10 recebeu melhorias no recurso de acesso rápido aos arquivos e aplicativos. Além de contar com uma elegante interface, o utilitário ficou mais organizado, exibindo todo o conteúdo de forma categorizada. Outra mudança foi a inclusão de um botão único no topo da barra de ferramentas. O comportamento das janelas também mudou. Agora, em vez de os arquivos serem exibidos em telas separadas, todo o conteúdo fica disposto em abas internas, também chamadas de "lentes".

Programas

A Central de Programas do Ubuntu ficou ainda mais rápida e fácil de usar (Foto: Reprodução)

A Central de Programas do Ubuntu ficou ainda mais rápida e fácil de usar (Foto: Reprodução)

Entre as melhorias que podem ser conferidas pelos usuários, um recurso que recebeu melhorias significativas foi a Central de Programas do Ubuntu. Com uma interface ainda mais simples de usar, ela lembra muito a loja App Store, da Apple. Para adicionar novos programas no Ubuntu, basta apenas selecionar o aplicativo desejado e clicar sobre a opção "Instalar". Em instantes, o gerenciador irá fazer o download e instalar o novo programa.

O navegador de internet padrão é o Mozilla Firefox 7.0.1, mas também é possível instalar o Google Chrome, por meio da central de programas do Ubuntu. Para a leitura de e-mails, o cliente padrão é Thunderbird 7.0.1, que também é desenvolvido pela Mozilla.

Com foco em intensificar a oferta de funcionalidades na nuvem, o Ubuntu One oferece 5 GB gratuitamente para o armazenamento de arquivos, que poderão ser acessados por computadores com o Windows, smartphones com Android e pelo iPhone. O serviço se assemelha muito com o recém-lançado iCloud, da Apple.

O Ubuntu One é o serviço de compartilhamento de arquivos na 'nuvem'  (Foto: Reprodução)

O Ubuntu One é o serviço de compartilhamento de arquivos na 'nuvem' (Foto: Reprodução)

Para a segurança dos dados, o sistema conta com o Déjà Dup para a criação e gerenciamento de cópias de segurança. É um utilitário indispensável para a o gerenciamento de arquivos, inclusive integrado com o Ubuntu One para o envio da cópia de segurança.
No que diz respeito a ferramentas de produtividade, o Ubuntu conta com a versão 3.4.3 do LibreOffice, a suíte de escritório gratuita similar ao Microsoft Office. Para completar a lista de atualizações, também fazem parte da nova versão os seguintes programas:

– Unity 3D interface 4.22;
– Unity 2D interface 4.12;
– GNOME 3.2.0;
– Linux kernel 3.0.4;
– X.Org 7.6;
– Xorg Server 1.10.4;
– Upstart 1.3;
– GCC 4.6 toolchain;
– Python 2.7.2;
– Compiz Fusion 0.9.6.

O Ubuntu é um sistema operacional gratuito que vem repleto de funcionalidades, embora ainda não possua a mesma variedade de games, ainda assim é uma excelente alternativa ao Microsoft Windows.

Fonte: G1

Método de ativação do Windows 8 causa problemas aos fabricantes

Por Jonathan D. Machado,27 de Outubro de 2011

Abolição da etiqueta com o número de série e a necessidade de modificações na BIOS do computador podem aumentar os custos de cada ativação.

Em breve, esta etiqueta poderá deixar de existir (Fonte da imagem: Divulgação Microsoft)

Um novo sistema de ativação para o próximo sistema operacional da Microsoft parece estar causando dores de cabeça para os fabricantes de PCs. A novidade no método inclui a abolição da etiqueta COA, que era colada nos computadores vendidos com o Windows instalado de fábrica.

Em vez disso, a gigante de Redmond criou um novo método em que a chave de ativação fica armazenada na própria BIOS do computador, permitindo que uma verificação rápida de autenticidade para Windows 8 seja feita no momento do boot inicial.

A necessidade de se ativar o sistema operacional online não só continuará a existir, mas também foi aprimorada, dificultando o uso de cópias irregulares do software. Segundo o siteDigiTimes, muitos fabricantes expressaram que o novo método fará com que a montagem de cada PC seja mais demorada, exigindo que atenção seja dada para cada máquina individualmente.

Além disso, a etiqueta COA era uma boa forma de se identificar quais computadores na linha de produção receberam sua cópia do SO. Sem ela, haveriam brechas para permitir que o mesmo PC tivesse o Windows instalado duas vezes. Os fabricantes alegam que os custos adicionais causados pela mudança devem ser pagos pela Microsoft, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: Tecmundo

Smartphone flexível é o mais novo conceito da Nokia

Por Wikerson Landim, 26 de Outubro de 2011

Modelo foi apresentado à imprensa durante o Nokia World, evento da companhia em que várias novidades foram anunciadas.

A Nokia apresentou ao público nesta quarta-feira diversas novidades em smartphones. Entre elas, um dos destaques foi o Lumia 800, primeiro modelo da companhia com Windows Phone. Contudo, nem todos os produtos exibidos têm previsão de chegar ao público tão cedo.

Um dos modelos que se destacou, embora ainda em fase conceitual, é o The Kinect Labs Concept. Trata-se de um protótipo de smartphone com tela flexível e navegação que acompanha os movimentos físicos do usuário. O sistema utilizado pelo produto ainda mostra resquícios do Synaptics Fuse, tecnologia lançada em 2009 e que permite maior interação entre a interface e a tela do aparelho.

Sem dúvida, a proposta da empresa resulta em uma experiência muito mais envolvente para o usuário. Ao movimentar o smartphone, por exemplo, é possível ter a sensação de estar “dobrando” também as imagens exibidas na tela. O modelo não tem previsão de lançamento comercial.

Fonte: Tecmundo

Super-rodovia para elétrons: Computadores quânticos à frente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/10/2011

Super-rodovia para elétrons: Computadores quânticos à frente

 

 

 

 

 

 

 

 

Este chip semicondutor possui centenas de pequenas super-rodovias para elétrons, vias supercondutoras bidimensionais.[Imagem: Jeff Fitlow/Rice University]

Isolante topológico

Cientistas criaram uma super-rodovia para elétrons, um tipo especial de componente que é um dos mais promissores para a construção de umcomputador quântico.

Em princípio, pode-se imaginar que um fio elétrico seja uma boa rodovia, ou que um supercondutor seja uma auto-estrada de primeiro mundo para elétrons.

Na verdade são, mas o dispositivo agora criado é uma "esquisitice" bem mais interessante.

O aparelho é tecnicamente chamado de isolante topológico, e nele se pode observar um fenômeno conhecido como efeito spin Hall quântico, identificado recentemente em uma série de descobertas que já rendeu dois prêmios Nobel de física.

Via supercondutora

Um isolante topológico, como todo bom isolante, não deixa passar uma corrente de elétrons - também conhecida como eletricidade. Pelo menos não em seu interior.

Mas ele permite que os elétrons fluam velozmente por canais muito bem definidos, nas suas bordas externas.

É aí que está a auto-estrada tão interessante, uma verdadeira via supercondutora bidimensional, uma vez que ela só ocorre na borda do material.

Qubits tolerantes a falhas

Quando associado a um elemento supercondutor, os cientistas esperam usar o isolante topológico para construir uma das mais promissoras arquiteturas de computadores quânticos, na qual os qubits serão tolerantes a falhas.

Em princípio, um processador quântico de 30 qubits pode ser tão poderoso quanto um processador tradicional com 1 bilhão de transistores.

O problema é que eles são muito sensíveis, e seus qubits costumam perder dados muito facilmente devido às flutuações quânticas.

Por isto, os cientistas estão tentando criar um tipo de qubit especial, baseado em um par de partículas quânticas que têm uma identidade compartilhada virtualmente imutável: os chamados férmions de Majorana (pronuncia-se "maiorana").

Os físicos acreditam que podem criar os férmions de Majorana juntando um isolante topológico, como o que agora foi construído, com um supercondutor.

Tais partículas-gêmeas, diz a teoria, deverão surgir exatamente na interface entre a borda do isolante topológico e o supercondutor.

Semicondutor com supercondutor

Os que os cientistas fizeram foi construir a primeira parte deste dispositivo.

Falta agora uni-la com um supercondutor, um material já bem-conhecido, mas que opera apenas em temperaturas criogênicas.

Os cientistas estão entusiasmados que alcançarão seu intento porque construíram seu isolante topológico usando um material semicondutor comum, muito empregado na fabricação de óculos de visão noturna - e esse semicondutor costuma se dar bem com os supercondutores.

Bibliografia:
Evidence for Helical Edge Modes in Inverted InAs/GaSb Quantum Wells
Ivan Knez and Rui-Rui Du
Physical Review Letters
Vol.: 107, 136603
DOI: 10.1103/PhysRevLett.107.136603

Fonte: Inovação Tecnológica

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A luz que aciona o interruptor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/10/2011

A luz que aciona o interruptor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A chave mecânica acionada por luz poderá se tornar a base de um bit de memória de um computador óptico. [Imagem: M. Bagheri et al.]

Apertar um interruptor para acender uma lâmpada é algo trivial, ainda que um tanto arcaico em tempos de "tudo sem fios".

Já usar a luz para acionar um interruptor - uma chave mecânica - está no outro extremo dos feitos científicos, que logo poderão se traduzir em aplicações tecnológicas.

A força da luz

Este feito - usar a luz para acionar uma chave mecânica - acaba de ser realizado por Mahmood Bagheri e seus colegas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O feito segue a mesma linha de uma série de experimentos recentes, que estão mostrando a possibilidade de interação entre os fenômenos clássicos e quânticos - mais especificamente, entre os fenômenos ópticos e os fenômenos mecânicos.

Como sempre acontece nas áreas emergentes, esta nova realização é mais simples e mais prática.

Os pesquisadores usaram a luz de um laser para "bombear" energia para uma minúscula barra de silício, fazendo-a chavear entre duas configurações físicas estáveis - uma descrição caprichada para um interruptor mecânico.

Nanoponte

A barra, estendida sobre dois suportes, de forma parecida com uma ponte, mede 10 micrômetros de comprimento, 500 nanômetros de largura e 110 nanômetros de espessura.

Pode parecer pequeno, e realmente é, mas essa ponte é uma obra faraônica quando comparada com as dimensões dos objetos quânticos normalmente "acionados" por fótons.

A ponte propriamente dita é um pouco maior do que o "vale" que ela cobre. Desta forma, ela pode ficar arqueada para cima ou para baixo, como a carta de um baralho presa entre dois dedos.

O truque foi usar a luz para mudar de uma posição para outra de forma controlada, o que foi feito de forma similar à técnica usada recentemente por outra equipe para atingir o estado quântico fundamental.

Pista de luz

A ponte foi construída de forma a fazer parte de uma pista oval por onde a luz pode se transmitida em duas faixas separadas - a pista inteira é uma "cavidade óptica".

Se a ponte estiver na posição "para baixo", os pesquisadores disparam luz com um comprimento de onda menor - mais energético -, o que bombeia energia para a ponte, fazendo-a aquecer-se, expandir-se e curvar para cima.

Para fazê-la "desligar-se" novamente, aplica-se luz de um comprimento de onda ligeiramente maior - menos energético - do que o exigido para aquela posição, o que resfria a ponte e a faz arquear para baixo.

Segundo os pesquisadores, este mecanismo, que funciona a temperatura ambiente, poderá se tornar a base de um bit de memória de um computador óptico.

Mas ele deverá ser usado muito antes no campo da nascente optomecânica - mecanismos controlados por luz - que até agora dependia inteiramente de dispositivos vibrantes - literalmente.

Bibliografia:
Dynamic manipulation of nanomechanical resonators in the high-amplitude regime and non-volatile mechanical memory operation
Mahmood Bagheri, Menno Poot, Mo Li, Wolfram P. H. Pernice, Hong X. Tang
Nature Nanotechnology
23 October 2011
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nnano.2011.180

Fonte: Inovação Tecnológica

Cientistas usam fluoreto para desenvolver baterias 10 vezes mais duradouras

Por Felipe Gugelmin, 26 de Outubro de 2011

Projeto desenvolvido pelo KIT permite desenvolver dispositivos mais seguros e com densidades energéticas surpreendentes.

(Fonte da imagem: KIT)

Pesquisadores do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) desenvolveram uma nova técnica que promete aumentar substancialmente o tempo de duração das baterias atuais. Ao substituir o lítio normalmente usado por fluoreto, os cientistas foram capazes de criar dispositivos mais seguros capazes de fornecer energia por até dez vezes mais tempo.

A nova tecnologia pode ser aplicada de duas formas, servindo tanto como um material de conversão para as baterias de íon-lítio tradicionais quanto como uma forma para criar baterias completamente novas que dispensam o lítio. O segundo caso apresenta como vantagem uma maior capacidade de armazenamento energético, diminuição no peso total e maior segurança ao usuário, já que o fluoreto é um material com menor toxicidade.

Segundo o Dr. Maximilian Fichtner, que publicou um artigo sobre a descoberta em parceria com o Dr. Munnangi Anji Reddy, “o conceito permite alcançar quantidades extraordinariamente altas de densidade energética”. Segundo ele, baterias produzidas com o novo método são capazes de durar até 10 vezes mais do que as opções convencionais disponíveis atualmente no mercado.

Atualmente, os pesquisadores responsáveis pela novidade estão trabalhando em meios de aprimorar a arquitetura das baterias criadas para aumentar ainda mais sua capacidade total. O principal desafio enfrentado pela equipe será o desenvolvimento de um meio de diminuir as temperaturas de operação necessárias, já que, até o momento, as transferências de eletrodos usando o fluoreto só puderam ser realizadas sob calor elevado.

Fonte: Tecmundo

Preços de discos rígidos sobem 50% em uma semana

Por Nilton Kleina, 25 de Outubro de 2011

Inflação é reflexo de crise em fábricas tailandesas, afetadas por enchentes recentes.

Está pensando em comprar um novo HD? Talvez seja melhor aguardar mais um pouco. Uma inflação repentina elevou os preços de discos rígidos em alguns países do mundo em até 50% da semana passada para cá.

O motivo é uma série de enchentes que atingiram a Tailândia recentemente. O país asiático é responsável por produzir um quarto dos discos rígidos de todo o mundo, incluindo modelos que integram grandes lançamentos do mercado. A Western Digital, por exemplo, possui 60% de sua produção no local – e deve sofrer para retornar às atividades no ritmo normal.

Em locais como a Índia, a alta inflação no produto fez com que um mercado clandestino começasse a agir na região. Por enquanto, o Brasil ainda não registrou altas radicais.

Segundo o CRN, não foram confirmados danos materiais em estoques (que costumam ser curtos, de no máximo uma semana), mas a meta dos próximos quatro meses já não deve ser atingida: enquanto o planejado era colocar no mercado mais de 58 milhões de unidades, apenas cerca de 25 milhões devem ser produzidas. Ainda é necessário esperar que as fábricas sequem por completo para calcular os danos e aí sim retomar a produção.

Fonte: Tecmundo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Windows 8 deve chegar em agosto de 2012 e Windows 9 em 2014

Por Fernando Daquino, 24 de Outubro de 2011

Suposto cronograma vazado da empresa explicitaria que Beta do Windows 8 chega em janeiro durante a CES 2012 e Windows 9 será comercializado em novembro de 2014.

De acordo com a publicação do site Toms Hardware, um cronograma da Microsoft teria vazado e revelado o lançamento oficial do Windows 8 para agosto de 2012 (tendo uma versão Beta liberada em janeiro, durante a Consumer Electronics Show 2012). Junto com a nova versão do sistema operacional, devem ser anunciados o Windows Phone 8 e a Xbox Store.

Nesse mesmo roadmap, já estaria também prevista a demonstração do Windows 9 para a CES de 2014 e sua comercialização seria iniciada em novembro desse mesmo ano.

Fonte: Tecmundo