RIO - A Google está desenvolvendo um aplicativo de reconhecimento facial para smartphones que permitirá ao usuário saber informações de outras pessoas após fotografá-las. Quando a imagem for registrada, o programa vai rastrear a base de dados do Google Profiles e identificar o retratado.
Em entrevista à CNN, Hartmut Neven, engenheiro que toca o projeto, só será reconhecido pelo serviço quem concordar. A medida é uma forma de a Google se prevenir de processos por violação de privacidade. O tema é considerado pela empresa como um dos mais sensíveis em relação ao novo produto.
- A gente reconhece que a Google precisa ser ainda mais cautelosa em relação às políticas de privacidade. E esse serviço de reconhecimento facial só será lançado quando tivermos de pé modelos aceitáveis de privacidade - disse Neven.
Por enquanto, a Google diz que não há data prevista para o lançamento do produto. É possível também que o produto não chegue ao consumidor como um aplicativo único, mas como uma ferramenta integrada a outros serviços que a empresa já oferece.
A Google persegue há tempos o domínio da tecnologia do reconhecimento de imagens. A empresa já possui o Google Goggles, aplicativo que realiza buscas na web a partir de símbolos fotografados, como marcas, pontos turísticos etc.
Em 2009, a companhia comprou a empresa Like.com, voltada para reconhecimento de produtos por imagem. A tecnologia possibilitou o lançamento do site misto de rede social e varejo de roupas on-line, o Boutiques, que identifica as peças que mais podem agradar ao consumidor.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário